quarta-feira, 13 de março de 2013

Upcycling conquista paulistanos




Conceito que amplia o significado de reciclagem vira negócio rentável para empresárias brasileiras

Muito tem-se falado de reciclagem. A ideia de reutilização de insumos e produtos finais não é nova. Prova disso são as inúmeras cooperativas , espalhadas por todo o território, que recolhem garrafas PET, latas de alumínio e papel.
A grande novidade que ganha força em São Paulo é o upcycling, que eleva a ação de reciclar para um outro patamar, dando nova funcionalidade para móveis e outros objetos  que iriam para aterros. A ideia surgiu na Europa e ganhou as principais revistas de moda quando Stefano Pilatti, a frente da YSL Paris, resgatou todos os tecidos de coleções passadas para criação de novos acessórios, alegando que tecidos nobres não poderiam ser desperdiçados.
E nesse espírito, A The Cake is on the Table, loja conceito que une gastronomia e design, lança sua nova coleção de móveis , criados a partir de peças descartadas.  A ideia que surgiu e foi implantada há 2 anos começa a ganhar espaço no mercado do design com Marília Cichini e Paula Simões, sócias do empreendimento.
"O que me encanta mais é dar vida nova a um móvel ou objeto antigo, cujo  único destino é o lixo, reaproveitando-o e lhe dando uma nova função. Acho que a ideia custa mais que o material a ser reciclado. Não é de um dia pro outro que sai uma grande inspiração   que resulte num produto vendável.  É como um projeto;  faço um brainstorming, penso em milhares de ideias, e vou lapidando uma ou outra que acredito que funcione", explica Marília Cichini , que antes de montar a empresa foi DESIGNER em uma das maiores empresas de móveis do país.
Em um giro pela loja pode-se encontrar geladeiras e móveis dos anos 50 coloridos, carteiras escolares que se tornaram poltronas e até carretéis de fios elétricos que se tornaram pufes.
Segue abaixo uma dica da eco-designer.


Pufe Cogumelo
Materiais necessários:
- carretel de fio q pode ser adquirido em lojas de material elétrico (normalmente é descartado);
- tinta para pintar o carretel;
- tecido vermelho com bolinhas;
- espuma;
- grama sintética.
Como fazer:
1.       pinte o carretel todo de marrom e espere secar;
2.       corte a espuma do tamanho da base superior e a grama sintética do tamanho da base inferior (com o recorte do tubo central);
3.       cole a grama sintética recortada na base com cola de contato;
4.       faça um fuxico gigante com o tecido e forre a espuma, fixando-a na base superior.





Sobre a The Cake is on the Table: 
Criada por Marília Cichini e Paula Simões, The Cake is on the Table,  lugar onde é possível encontrar móveis antigos e peças de decoração recicladas, com personalidade e também os melhores cupcakes da cidade e outros doces com receitas de antigamente e gostinho de infância.

___________________________________________________________________________________________________________

Um comentário:

mollymell disse...

Sílvia, ótimo artigo. Tenho 2 irmãs que já há alguns anos reutilizam esses carretéis. Acho a idéia fantástica.

ps.: Sílvia, não consegui ver as fotos :(